Condomínios devem ter Contabilidade?

Condomínios devem ter Contabilidade?

Mesmo não sendo considerados Pessoas Jurídicas para fins Tributários, os condomínios assumem inúmeras obrigações precisando assim registrar seus fatos administrativos principalmente para prestação de contas.
Porém as normas Brasileira de Contabilidade não tem especificamente regras para a Contabilidade de Condomínios.
Então, deve ou não um Condomínio ter Contabilidade? Sim, para o fim de que toda a prestação de conta que o sindico fizer, todos os atos administrativos deverão ser registrados, documentados e apresentados á assembleia Geral ordinária que irá aprovar ou não.
Como uma prestação de contas envolvendo milhares de transações pode ser aprovado se não for apresentado num formato padronizado e metodológico, como a Contabilidade?
A relação  de despesas, receitas x despesas, livro caixa, dentre outros demonstrativos, por si só não compreendem uma metodologia adequada mais criteriosa do resultado econômico e patrimonial da gestão.
Então não se trata de ser obrigatório ou não, a contabilidade é um instrumento de gestão, portando condomínios que prezam seu patrimônio apresentarão não como uma obrigação, mas como uma ferramenta de administração e gestão.

Participe! Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *